terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Flagrante: Carro desse barranco e atinge uma casa em Jucurutu



De acordo com informações a pessoa de nome Ozileide conduzia seu carro na RN 118 próximo ao posto de gasolina Total, quando perdeu o controle do mesmo e acabou despencando de um barranco e atingindo uma casa.


No carro estava também uma criança, que saiu sem ferimentos. Aguarde novas informações! Com imagens de Flávio Leydson.

Em São José do Seridó homem comete o suicídio e deixa dinheiro para o enterro


Um suicídio foi registrado na cidade de São José do Seridó. Um homem identificado e conhecido na cidade por “Assis do Posto”, trabalhava a muitos anos na área de saúde tirou sua vida usando uma corda.

O detalhe que chama atenção é que o senhor Assis do Posto deixou um bilhete com uma quantia em dinheiro, dizendo: “Esse dinheiro é para meu sepultamento”.

Vídeo mostra Rita Lee insultando policiais em show na cidade de Aracaju



Rita Lee foi parar na delegacia, após seu show de despedida na Barra dos Coqueiros, em Aracaju, realizado na noite do último sábado. A cantora foi detida por ter chamado os policiais que faziam a segurança no local de “cachorros” e “filhos da puta”. O vídeo acima mostra Rita Lee acusando os policiais de truculência contra os fãs e afirmando não ter medo por “ser do tempo da ditadura”.

“Esse show é meu, não é de vocês. Esse show é minha despedida do palco e vocês continuam tendo de guardar as pessoas e não tendo de agredir, seu cachorros”, vocifera a cantora.

Assista o vídeo:

PM apreende dois acusados de praticar arrombamento em Currais Novos



Por Sd PM J. Júnior
Fonte e fotos: J. Júnior

 Por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (30/01) a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na Rua Primo Martins, n. 190, Bairro Sílvio Bezerra de Melo, pois uma residência teria sido arrombada. Chegando ao local, a vítima informou que furtaram a sua casa, levando 01 APARELHO DE SOM, 01 BOTIJÃO DE GÁS DE COZINHA E 01 PANO DE JÓIAS NO VALOR DE R$ 800,00.
 
  Os policiais entraram em diligências e com a ajuda de um boné, que os acusados esqueceram no local, conseguiram localizar um menor e outro maior de idade e recuperar parte dos produtos furtados (O botijão de 13 quilos e o aparelho de som).
   
   Foram detidos: UM MENOR (DE 17 ANOS) E KELWE BARRICHELO DA SILVA (DE 18 ANOS). Eles foram encaminhados para a Delegacia junto com o material apreendido para os procedimentos de praxe.

Bloco “Os Procurados” quer comemorar sua “10ª Fuga” com muita animação pelas ruas de São Vicente















Este ano, o Carnaval Renascer de São Vicente terá um grande diferencial que promete animar ainda mais o “Corredor da Folia”. É que o bloco “Os Procurados” estará comemorando sua “10ª Fuga”, que terá a participação de 105 foliões pelas ruas da cidade.
O bloco contará com 05 abadás, sendo um deles todo estilizado em comemoração aos 10 anos de folia.  O Carnaval Renascer em São Vicente começou em 2001, no primeiro ano de administração do ex-prefeito Joci Lins.  Os principais dias são o domingo e a terça, quando o município recebe muitos foliões das cidades vizinhas.


TRAGEDIA! CRIANÇA CAI DE CAVALO E É ARRASTADO POR UMA CORDA ATÉ A MORTE NA ZONA RURAL DE MOSSORÓ


Moradores do sitio Recreio, nas proximidades da comunidade do Jucuri, na zona rural de Mossoró acordaram no inicio da manhã deste domingo (29/01) com uma tragédia.
A criança de nome Flávio Leandro Bezerra da Rocha, de apenas 7 anos de idade, morreu após ser arrastado com uma corda no pescoço por um cavalo. Segundo informações dois pais da criança conhecidos como Cícera Leandra e Francisco Bezerra, o menino teria saído da sua residência de manhãzinha para pegar um cavalo no curral e levar até o banho quando o animal desembestou e Flávio que estava sozinho em cima do animal não teve como conter o cavalo.
O mesmo ainda foi socorrido pela equipe de suporte avançado para o HRTM, mas teve óbito por enforcamento minutos após o socorro médico.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Final de semana com comemorações no esporte de São Vicente.







Por Assessoria.
Aconteceu no último sábado dia 28 de janeiro de 2012, a grande Final da 2ª Copa São Vicente de Futsal, que contou a organização de Raul Oliveira, João Jailson e Rodrigo. A final aconteceu entre as equipes do Trem das seis e Beija-Flor. A partida foi bem movimentada, tendo como grande destaque o atleta Ronny do trem das seis.  Com isso a equipe do trem das seis sagrou grande campeã da copa, vencendo na final a equipe do beija-flor por 4 a 2. Além do titulo coletivo, a equipe do trem ganhou premiações individuais com Rafael o goleiro menos vazado e Ronny o melhor atleta da competição. Já o artilheiro da competição foi o atleta Cimar da equipe do Quixabeira que marcou 8 gols.
“Ao final podemos afirmar que valeu muito apena todo o esforço para fazer uma competição como esta” destacou Raul Oliveira. organizadores.

Além de inscrições em São Vicente, 14º Retiro de Carnaval, abre local de inscrição também em Tenente Laurentino.




Se aproximando o dia, e a procura aumentando, a organização do 14º Retiro de Carnaval, conta como apoio para inscriçaõ em Tenente Laurentino a EBS Lanches, interessados é só procurar também esse local de inscrição ou em São Vicente no coselho tutelar com Abraão Nunes.

Valorização da Cultura em São Vicente.


por Blog De São Vicente



No último dia 27 de janeiro, sexta – feira, a praça publica de São Vicente foi tomada pelos amantes da cultura e da poesia. Com  o show do poeta José Lúcio, que foi um sucesso, ele cantou ao lado de grandes nomes da poesia Nordestina, Zé Lucio que é o responsável pelo tradicional Festival de Violeiros que acontece anualmente em são Vicente, no mês de Setembro dentro da Festa de Padroeiro, também está tradicionalizando  a festa de aniversário de seu programa de rádio que é apresentado diariamente na Líder FM de São Vicente, "POESIA VERSOS E VIOLA". Zé em conversa com a equipe de reportagem do blog de são Vicente falou que contou com apoio do comercio local, e que só ñ faz com mais freqüência eventos assim, por falta de apoio,

Mais vale louvar a valentia do mesmo em manter esses eventos em nossa cidade.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Policiais Militares apagam incêndio em residência de C. Novos



Por Sd PM J. Júnior
Fotos: Adailson Carlo
Por volta das 16h30minh desta quinta-feira (26/01) todo o efetivo de serviço da Policia Militar foi deslocada para Rua Tomas Silveira, 75, centro, para apagar um incêndio numa residência de uma senhora de 84 anos. Segundo informações repassadas por testemunhas, a proprietária da pequena residência, DONA CHIQUINHA, que sofre de surdez teria colocado uma vela acesa em cima do sofá e adormeceu, acordando já com as chamas que consumiram o sofá e parte do telhado, além de passar para o prédio vizinho.
Como nossa cidade não dispõem de corpo de bombeiros, 08 extintores, mangueiras e baldes foram utilizados pelos os Policiais para conter as chamas, que chegou a atingir o prédio vizinho.
Os Policiais agiram rápidos e evitaram o pior. Dona Chiquinha não se feriu, mas a residência ficou parcialmente destruída.

Mulher é agredida com uma cadeira em Cerro Corá



Por Sd PM J. Júnior
Fonte: O Comunicador
A dona de casa  ADRIANA ADELINO DA SILVA DE 31 ANOS foi agredida na manhã desta quarta (25/01) por volta da 07h00min na comunidade baixa verde no município de Cerro Corá.
O agressor foi CÍCERO MANOEL DE MEDEIROS DE 45 ANOS o mesmo é primo do esposo da vitima, segundo informações repassadas pela delegacia de policia de Cerro Corá, o que atendeu a ocorrência o acusado estaria passando por problema depressivo e aparentava não está bem de saúde inclusive sem condições de prestar depoimento.
Ainda de acordo com informações da PM o agressor usou uma cadeira e socos e tentou usar um facão para agredir a vitima que foi socorrida para a unidade hospitalar desta cidade. Ambos residem na comunidade baixa verde.
O acusado foi conduzido à delegacia e posteriormente encaminhado à casa da família para atendimento psicológico e a tarde foi encaminhado para tratamento no hospital João Machado em Natal.
Já a vitima foi medicada e ficou em observação no hospital de Cerro Corá e liberada no final da tarde.
Não dispomos de maiores detalhes de como tudo aconteceu, a principio nossa reportagem colheu apenas essas informações.

Adolescente da turma do pânico corre risco de morte



Por : Blog De São Vicente
Foto: Renato Paulino

Os constantes atos infracionais análogo a furtos e roubos praticados pelos menores,conhecidos como a turma do pânico em nossa cidade,levou o delegado de policia civil,Dr. Luiz antônio,a declarar que temer a qualquer hora receber a triste notícia da morte de um deles. Inclusive,um desses adolescentes foi alvejado a bala na capital recentimente,por pouco não veio a óbto.

PROGETAR e SENAC: cursos começam dia 6 de Fevereiro.




A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, dando continuidade ao PROGETAR  (Programa gerando trabalho e renda) após fechar parceria com o SENAC, já abre inscrições para os cursos de Hotelaria e culinária, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2012 (segunda-feira e terça-feira), respectivamente, na SEMTHAS.
 A idade para a referida inscrição será de 18 (dezoito) anos e escolaridade mínima exigida será o ensino fundamental I completo (1ª a 4ª série). Os interessados deverão comparecer munidos das xerox dos seguintes documentos: CPF, RG e Comprovante de Residência. No horário das 7h às 12h, na SEMTHAS.
  • Decoração de bolos artísticos - período (06/02 a 17/02/2012) – turno matutino; horário (7h às 11h); 15 vagas.
  • Técnicas de cozinheiro – período (06/02 a 17/02/2012) – turno vespertino; horário (13h às 17h); 15 vagas.
  • Saladas – período (06/02 a 10/02/2012) – turno Noturno; horário (18h às 22h); 15 vagas.
Os referidos cursos serão ministrados na Unidade Móvel Carreta de Hotelaria do SENAC que estará localizada ao lado da Praça Tetê Salustino, em frente à Rodoviária

Moradores fecham rodovia para impedir passagem do Governador da Paraíba



Dezenas de alunos, professores e a comunidade bloquearam na manhã desta quinta-feira (26), a PB-400, entre os municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas. O protesto objetivava impedir a passagem do governador Ricardo Coutinho (PSB), que passou nesta tarde pela rodovia para inaugurar um trecho da estrada. O rápido levante foi para chamar atençao do governador contra o fechamento da escola Ernane Aires Sátiro da comunidade de Contendas e mais seis escolas estaduais em São José de Piranhas.


Revoltada, a professora Maria Aparecida (foto) que dava aula Há duas décadas na escola disse que a indignação é geral. O educandário tinha 80 alunos, mesmo assim foi fechado pelo reordenamento. Segundo ela, a escola tinha uma das melhores estruturas físicas do município. O protesto começou às 12h00 e terminou ás 13h30.

Fonte; Radar Sertanejo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pirarucu medindo quase três metros foi encontrado morto no açude Itans


Pirarucu encontrado no Itans - FOTO: ROSIVAN AMARAL
No inicio da Tarde desta quarta-feira dia 25 de Janeiro,Pescadores acharam nas margens do açude Itans, um peixe da espécie Pirarucu medindo mais de dois metros e sessenta centímetros. Ainda não se sabe a causa da morte do Pirarucu, sabe-se apenas que o mesmo não pode mais ser empalhado visto que encontra-se em avançado estado de decomposição.
O Biólogo Alison Santos que esteve no local  ,disse ao nosso blog que acredita que esse peixe tenha morrido naturalmente já que não percebeu nem uma marca estranha no peixe.
“Ele pode ter morrido naturalmente, até mesmo por uma doença, já que não é visível nem  uma marca de violência.” Disse o Biólogo.
Uma equipe da Polícia Ambiental fez a remoção do peixe com ajuda dos pescadores. Muitos curiosos estavam olhando e espantados com o seu tamanho. O Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do Brasil e pode atingir mais de três metros de comprimento e pesar até 200 quilos.
O maior Pirarucu encontrado até então no açude Itans foi no dia 8 de novembro de 1999. Pesando 185 quilos e medindo 2 metros e 55 centímetros morreu logo após ser retirado das águas. O peixe foi asfixiado por um anzol utilizado por pescadores e foi encontrado nas margens do açude. Sua pesca e comercialização são proibidas devido ser uma espécie em extinção. Este encontrasse empalhado em exposição na estação da Psicultura no bairro Itans em Caicó.

Fonte: Rosivan Amaral

Nesse final de semana tem forró no Sitio.



O sitio São Bento municipio de Florania, vai ser palco pra um grande forró,desta vez quem vai animar é o Trio Venus, o forró será na residencia de Miguelzinho.
será nesse sábado dia 28 de janeiro.

Bezerro nasce com duas cabeças no interior do Ceará


e08d03a85625ec031ca3caf55ebb68e1.jpg
O bezerro apresentava duas bocas e as duas cabeças se uniam em um dos olhos
 
Leonardo Heffer Do NE10/Ceará Um bezerro nasceu com duas cabeças em um assentamento, na cidade do Crato, interior do Ceará. O animal não resistiu e morreu poucas horas depois do nascimento, mas o nascimento foi motivo para chamar a atenção da comunidade.

Francisco José Taveira, agricultor no assentamento Malhada, foi quem primeiro viu o animal. "Logo de manhã cedo eu venho tirar o leite da vaca. Quando eu vim, a vaca já estava parindo o animal. Procurei ajuda para poder fazer o parto do animal, já que a vaca não estava com forças para parir".

Quem veio em socorro foi Eduardo Alves, que trabalha como agente rural na secretaria de agricultura. Ele já visita o assentamento há 10 anos e nunca tinha visto um fato assim ocorrer no estado. "A gente só vê isso acontecer na tv, né?", disse.

O fato do animal ter desenvolvido duas cabeças é explicado pelos veterinários devido a uma anomalia genética que ocorre em casos raros. A alimentação tóxica também pode causar esse tipo de problema. Na região onde o animal nasceu, existe uma planta chamada Jurema, que é tóxica para os bovinos.

Cantor sertanejo tem prisão decretada por falta de pagamento de pensão



A Justiça de Limeira, no interior de São Paulo, decretou a prisão do cantor sertanejo Udson Gadorini Silva, conhecido artisticamente como Hudson, da dupla Edson & Hudson, por falta de pagamento de R$ 92.184,98 de pensão alimentícia de uma filha, que mora na cidade.

Segundo o mandado expedido nesta terça-feira (24), o valor não é pago desde setembro de 2010. A decisão pela prisão de 30 dias é do juiz Diogo Volpe Soares, da 1ª Vara Civil.

A assessoria de imprensa dos cantores Edson e Hudson informou nesta quarta-feira (25) que tudo não se passa de um mal entendido e que a dupla segue viajando com a agenda de shows. Nesta semana, eles devem se apresentar em cidades do Paraná.

Patrícia Pillar e Ciro Gomes estariam separados, diz site


A atriz Patrícia Pillar e o político Ciro Gomes se separaram. Pelo menos é o que afirma o site Glamurama, da Joyce Pacowitch. De acordo com a publicação, o casal já não estaria junto desde o fim de 2011, porém tem evitado falar sobre o assunto.

Nem a assessoria de Patrícia nem a de Ciro quis falar sobre o assunto, mas a atriz já não usa aliança. A última vez que a ela apareceu em público foi no show do Chico Buarque, no Rio de Janeiro, e estava desacompanhada.

Irmão acusado de Agredir Irmã em Lagoa Nova na Serra de Santana


Foi preso no Município de Lagoa Nova a pessoa de nome Jobervanio Borges da Silva, 23 Anos, Residente na Rua Francisco Felipe Nº 434. A prisão foi efetuada pela Policia Militar daquela Cidade e sobe a Acusação de ter agredido a Irmã de nome, Aline Rosemary Nunes, 21 Anos, o Acusado foi Autuado pelo Delegado Doutor Luiz Antonio com base na lei 11.340/2006 e conduzido ao CDP de Currais Novos. 

Fonte:Edimilson Souza

14° Retiro de Carnaval da Serra de Santana.


No período de 18 à 22 de fevereiro no colégio Inácio Félix de Melo na Serra de Santana, acontecerá o 14° retiro de carnaval, serão 4 dias de fé, oração, partilha, novas amizades, muitas alegrias e um encontro pessoal com Jesus cristo, nosso senhor.

 
Inscrições abertas ao preço de R$ 20,00 com Abraão Nunes no conselho tutelar em São Vicente
.

Tenente Laurentino terá envestimento de R$ 600 mil na contrução de um matadouro




O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado federal João Maia (PR) tomou café da manhã nesta quarta-feira (25) com Daniela Nogueira Soares, gerente da Messoregião do Seridó junto ao ministério da Integração Nacional. Na oportunidade, ele apresentou todos os detalhes das prioridades aprovadas pela Adese, para serem construídas com sua emenda de 20 milhões de reais, destinada ao Seridó, bem como saber se todas elas estão inseridas nas ações programáticas do ministério. João Maia também solicitou, uma audiência com o ministro Fernando Bezerra Coelho, para a próxima semana. Representantes da Adese devem participar também da audiência em Brasília.

Segue a lista das prioridades aprovadas pela Adese:

Caicó

Perímetros Irrigados do Itans e Sabugi – 1 milhão de reais
Adutoras da Palma, Lajinhas e Barra da Espingarda – 2 milhões
Mercado do Produtor – 2 milhões
Reforma do Matadouro – 1 milhão e 500 mil

Cruzeta
Perímetro Irrigado de Cruzeta – 500 mil
Construção do abatedouro - 1 milhão

Currais Novos
Conclusão do abatedouro - 1 milhão e 100 mil
Central de Abastecimento (Ceasa) – 3 milhões

Região do Seridó
Recuperação dos açudes do Seridó - 4 milhões
Zoneamento Econômico-Ecológico do Seridó - 1 milhão

Tenente Laurentino Cruz
Construção do Matadouro – 600 mil
Jardim do Seridó
Construção do Matadouro – 800 mil
Carnaúba dos Dantas
Construção do Matadouro – 600 mil
Jardim de Piranhas
Pocilga comunitária - 400 mil
Parelhas
Construção do Matadouro – 500 mil

Previsões da Emparn são de acumulados de chuvas acima dos 350 milímetros para os três primeiros meses no Seridó


Neste trimestre, os valores de chuva acima de 500 mm concentram-se no setor norte dos estados do Maranhão e Piauí, litoral do Ceará e áreas de relevo elevado (sul do Ceará e o centro-oeste da Paraíba e Rio Grande do Norte).

Totais inferiores a 500 mm são observados no sul do Maranhão, Piauí, áreas de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. No noroeste dos estados de Sergipe e Alagoas e grande parte da Bahia, totais inferiores a 300 mm. Na maior parte do semiárido nordestino, este trimestre representa o período principal de chuvas. A atualização deste prognóstico será feita no próximo fórum climático a ser promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2012, na cidade de Natal-RN.


Previsão de média de precipitações no Período de Fevereiro a Abril (milímetros):

Serra de Santana - 415,3mm
Seridó Oriental - 396,3mm
Seridó Ocidental - 428,0mm
Baixa Verde - 317,8mm
Agreste Potiguar - 331,9mm
Borborema Potiguar - 309,2mm
Mossoró - 479,6mm
Chapada do Apodi - 441,7mm
Vale do Açu - 419,6mm
Umarizal - 561,9mm
Litoral Nordeste - 552,8mm
Natal - 522,7mm
Macaíba - 569,6mm
Litoral Sul - 444,5mm
Angicos - 339,4mm
Macau - 373,4mm
Médio Oeste - 486,0mm
Pau dos Ferros - 550,7mm
Serra de São Miguel - 515,5mm

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Acidente registrado agora à tarde na BR 226 próximo a C. Novos



Por Sd PM J. Júnior
Fonte e fotos: J. Júnior
Por volta das 13h30minh desta quarta-feira (25/01) um acidente tipo capotamento foi registrado na BR 226, curva da Sussuarana, aproximadamente 08 Kilômetros de Currais Novos, envolvendo um Fiat Siena de placas MOU-7892, Desterro/PB com 04 pessoas dentro. Nossa reportagem teve acesso aos nomes de 03 delas: MARIA IVONETE FERREIRA DE ARAÚJO, JOSSIER JACKSON MENDES DA SILVA E JOSÉ ROBÉRIO HOSTRO DOS SANTOS, todos residentes em Teixeira- PB.
A mulher foi conduzida para Natal com suspeitas de fraturas em um dos braços. Os outros dois ocupantes tiveram várias escoriações e após receberem atendimento médico foram liberados.
Não tivemos acesso ao nome do condutor, que segundo testemunhas, sofreu apenas uma pancada no ombro e não foi conduzido ao hospital.

Seleção de Currais Novos participará de amistoso


Por Blog de São Vicente em 25.01.12.   

A Seleção de Currais Novos acertou  mais um jogo de caratér amistoso para esta quinta-feira (26).  A equipe Curraisnovense irá até a Capital paraibana, onde enfrentará o Botafogo daquele Estado.
A equipe Paraibana faz sua preparação visando sua participação no Estadual. O contato para o amistoso foi feito através da direção do Botafogo após uma conversa com a equipe do Alecrim de Natal onde os mesmos passaram informações sobre o time de Currais Novos.
Segundo o Diretor Merica e o técnico Nilton César, a relação dos atletas convocados só será divulgada na próxima quarta-feira.

A partir de hoje fica proibido o uso de sacolas plásticas em SP


Por Blog de São Vicente em 25.01.12.   

Sacolas plásticas saem de circulação a partir desta quarta-feira (25) em São Paulo. Para manter a iniciativa, clientes adotam bolsas 'fashion' no lugar de sacolas de supermercados. As bolsas reutilizáveis, as chamadas ecobags, vão substituir as sacolas plásticas tradicionais nos mercados. A orientação dada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) é que as redes ofereçam ao menos um tipo de sacola a preço de custo. O consumidor que adere a essa pratica pode escolher a ecobag com seu estilo e cor preferida além,é claro, de ajudar o meio ambiente. Essa ideia deveria ser copiada por todo o país.
Fonte: G1

Incêndio causa pânico em prédio residencial na capital potiguar


Por Blog de São Vicente.

O prédio residencial Príncipe de Astúrias, localizado na Rua Praia de Muriú, em Ponta Negra, pegou fogo na manhã desta quarta-feira (25). O incêndio atingiu o 6º, 7º e 8º andar.  Possivelmente o restante dos 19 andares não registraram danos. O Corpo de bombeiro chegou ao local por volta das 5h e conseguiram controlar o fogo. Ao que tudo indica não houve vítima. O major João Eduardo, disse que ainda não é possível precisar as causas do incêndio. Porem, as suspeitas evidenciam um curto circuito elétrico.
Fonte: Tribuna do Norte

As minas de Currais Novos ainda guardam três milhões de toneladas de scheelita.

Por Blog de São Vicente em 25.01.12

Mergulho realizado na Mina Boca de Lage, pertecente ao grupo Acauan - Mineração, Comércio e Serviços e mostrado no programa Fantástico na Rede Globo.

Justiça determina que garrafões de água mineral tenham data de validade


Por Blog de São Vicente em 25.01.12



A água sem gás tem limite de um ano. Já a água com gás, de três meses, no máximo. Garrafas plásticas não devem ser reaproveitadas.

 Os consumidores brasileiros devem ficar atentos. Empresas que não respeitavam a data de validade dos garrafões de água mineral foram derrotadas na Justiça e agora vão ter que aceitar as regras determinadas pelo órgão que regulamenta o setor.

Água, em si, não tem prazo de validade. Só quando é armazenada, industrializada. Será que os consumidores dos mais de oito bilhões de litros vendidos por ano no Brasil sabem disso? “Com sinceridade, olhei só o preço”, revela um consumidor.
“A partir de um ano podem alguns microorganismos naturais, da própria água, se desenvolver. Não há risco à saúde, mas ela vai perder aquelas características, o paladar que você já está acostumado com sua água”, explica a bioquímica Petra Sanchez.

A água sem gás tem limite de um ano. Já a água com gás dura menos, exatamente porque vai perdendo as bolhinhas: no máximo três meses. Descartáveis, as garrafas plásticas não devem ser reaproveitadas.
Mas 57% da água mineral são consumidos em recipientes retornáveis, de até 20 litros. A vida útil deles, estabelecida pelo departamento nacional de produção mineral é de três anos. Algumas empresas resistiram a isso até o fim do ano passado, quando foram derrotadas na Justiça.

Em três anos, vasilhames são reutilizados, em média, 150 vezes. É claro que eles se desgastam mais por fora, pelo transporte, mas a própria lavagem, por dentro, também pode provocar certas ranhuras que comprometem a higiene.
“Se ficar, durante a lavagem, alguma bactéria ou alguma célula de algas, quando ela vai para o consumidor e o consumidor expõe à luz, essas bactérias se multiplicam e alteram completamente a qualidade do produto”, afirma a especialista Petra Sanchez. Ou seja, é preciso observar bem as datas de fabricação e vencimento do garrafão.

A água dentro deles também deve ter prazo de validade, estabelecido pelo engarrafador. Ele varia de 60 a 90 dias, com o vasilhame lacrado. Depois de aberto, a recomendação é consumir em duas semanas.